quarta-feira, 16 de março de 2011

Cozido à portuguesa

CARNES: 
1 kg de chã de dentro cortado em pedaços (ou qualquer outra carne de boi que preferir) 
½ kg de lombo defumado 
½ kg de linguiça defumada cortada em rodelas 
½ kg de paio cortado em rodelas não muito finas 
250 g de bacon picado em cubos 

TEMPEROS: 
suco de limão 
vinagre 
1 dente de alho picado ou amassado 
1 dente de pimenta malagueta picado 
1 folha de louro 
1 ramo de cheiro verde 
sal a gosto 
azeite de oliva 

LEGUMES: 
1 kg de mandioca descascada e cortada em rodelas grandes 
4 espigas de milho verde cortadas em rodelas grossas 
4 cenouras grandes cortadas em rodelas grossas 
½ abóbora média cortada em cubos grandes
2 batatas doces grandes cortadas em rodelas grossas 
4 batatas inglesas grandes cortadas em quatro, no sentido do comprimento 
1 repolho pequeno cortado em 4 partes 
1 maço de couve-manteiga rasgada 

COMPLEMENTOS: 
4 bananas da terra 
6 cebolas pequenas 
6 ovos 
farinha de mandioca 

COMO FAZER: 
Em uma panela de pressão, frite o bacon picado. Acrescente o alho picado ou amassado e refogue. Junte a carne previamente temperada em um pouco de sal e um pouco de vinagre (ou suco de limão) e deixe dourar bem. Coloque água suficiente, feche a panela e cozinhe durante 15 minutos após soltar a pressão. Retire a pressão, abra a panela e transfira a carne e o caldo para outra panela grande e alta. Coloque na panela de pressão a linguiça e o paio cortados em rodelas grossas e refogue, mexendo sempre. Acrescente a pimenta picadinha, a folha de louro e o lombo defumado. Cubra com bastante água, tampe a panela e deixe cozinhar até a carne ficar macia, cuidando para que o caldo não seque (se necessário, vá colocando água até o final do cozimento). Retire as carnes e reserve-as junto com a chã em outra panela, mantendo-a aquecida. 
Coloque na panela de pressão, no caldo do cozimento da linguiça e do paio, a mandioca, o milho e a cenoura. Caso necessário, acrescente mais água e corrija o sal. Tampe a panela e cozinhe os legumes em fogo alto por 15 minutos. Acrescente o restante dos legumes, o repolho e a couve e cozinhe até a batata ficar macia, tomando cuidado para esta não se desmanchar. À parte, cozinhe, em bastante água, as bananas da terra (com a casca), os ovos e as cebolas descascadas e inteiras. Desligue o fogo dos legumes, retire-os do caldo e acrescente-os às carnes. Descasque as bananas cozidas e os ovos e corte-os ao meio. Disponha tudo, inclusive as cebolas cozidas inteiras, numa travessa. Antes de servir, regue com um fio de azeite de oliva. No caldo do cozimento da chã, coloque o cheiro verde picado e deixe levantar fervura. Vá juntando farinha de mandioca e mexendo bem, para fazer o pirão. Acompanha arroz branco bem soltinho. 

Nota: o cozido de carnes e legumes é um prato herdado da culinária portuguesa, com algumas variações. De acordo com a região, pode-se usar um legume em vez de outro. A mesma regra para as carnes. Em Portugal, além da “carne de vaca”, usa-se “meia galinha” e orelha e pé de porco (também chamado de “chispe”). O caldo do cozimento das carnes e legumes é aproveitado pelos portugueses para cozinhar também o arroz. Tudo acompanhado por um bom vinho tinto. Do lado de cá, temos o pirão e a banana da terra, e o arroz não é cozido no caldo das carnes, mas do jeito corrente.