sexta-feira, 29 de abril de 2016

Arroz à piamontese com medalhão de filé mignon ao molho Madeira com champignons!


Combinação perfeita, neste friozinho que começou a fazer no Rio...

Facílimo de fazer! A receita a seguir serve até cinco pessoas. Começar pelo arroz, e enquanto cozinha, preparar a carne e o molho.

Preparo do arroz:

2 xícaras de arroz branco (de preferência, o "quebrado", mas se não encontrar, pode ser o tipo agulha)
alho picado o quanto baste
azeite o quanto baste
água suficiente para o cozimento
sal o quanto baste
cebola ralada o quanto baste
1/2 xícara de leite
100 g de queijo parmesão ralado
200 g de creme de leite fresco

Lavar o arroz. Refogar o alho picado com azeite. Acrescentar o arroz lavado, misturando bem. Deixar refogar uns cinco minutos. Colocar água suficiente para o cozimento. Juntar o sal e a cebola ralada, mexendo bem. Cozinhar com a panela destampada até reduzir bastante a água, mas sem deixar secar totalmente.

Enquanto o arroz cozinha, preparar o filé mignon:

10 medalhões de filé mignon
vinagre o quanto baste
sal
pimenta do reino
alho picado
cebola picada
azeite o quanto baste
1 colher (de café) de páprica doce

Temperar os medalhões de filé mignon com um pouco de vinagre, sal, pimenta do reino e alho picado à gosto. Numa frigideira alta, colocar o azeite e a cebola picada e deixar aquecer. Colocar os medalhões de filé mignon (melhor usar duas frigideiras, colocando cinco medalhões em cada uma). Vá virando a carne, à medida em que for mudando de cor. Polvilhe um pouco de páprica doce e deixe cozinhar, sempre virando os pedaços de carne. Tampe a frigideira durante uns cinco minutos, e deixe em fogo brando. Reservar um pouco do caldo que se forma durante o cozimento para o molho. Quando o caldo reduzir bastante, verificar o ponto da carne, e desligar o fogo, mantendo a frigideira tampada.

Enquanto a carne cozinha, preparar o molho Madeira:

azeite o quanto baste
cebola ralada
1 xícara de água fria
2 colheres (de sopa) de amido de milho, tipo Maizena (não substituir por farinha de trigo)
1/2 xícara de molho shoyo
2 ou 3 colheres (de sopa) do cozimento da carne                  
uma pitada de sal
3/4 de xícara de vinho Madeira (não substituir por vinho do Porto ou qualquer outro)
cogumelos fatiados o quanto baste

Numa panela, coloque o azeite e a cebola e deixe aquecer. Dissolva a Maisena em água e coloque na panela, juntamente com o molho shoyo, mexendo para uniformizar. Acrescente umas 2 ou 3 colheres (de sopa) do caldo do cozimento da carne e mexa em fogo brando até obter um "mingau". Se ficar muito grosso, acrescente um pouco mais de água, tomando cuidado para não ficar ralo. Colocar uma pitada de sal, se necessário. Juntar o vinho Madeira, mexendo bem, e acrescentar os cogumelos em fatias finas. Manter em fogo brando por mais uns dois minutos, mexendo sempre. Reserve.

Finalize o arroz à piamontese:

Quando a água do arroz tiver diminuído bem (mas sem secar totalmente), prove o grão. Se ainda não estiver cozido, acrescente mais um pouco de água e deixe cozinhar em fogo brando até o grão amolecer, sem secar a água totalmente. Acrescente meia xícara de leite e misture o arroz com o leite, até encorpar. Junte o parmesão ralado, sempre misturando bem, e finalmente o creme de leite, homogeneizando tudo. Desligue o fogo e tampe a panela para manter o arroz aquecido.

Numa travessa, disponha os medalhões de filé mignon e cubra-os com o molho Madeira com os champignons. Sirva a seguir, com o arroz à piamontese e... um bom vinho português! Pode ser o Madeira!