2 xícaras (de chá) de arroz branco
1 xícara (de chá) de lentilhas
1 colher (de sopa) de azeite de oliva extra virgem
1 cebola média picada
1 dente de alho picadinho
1 colher (de chá) de louro (em pó ou moído)
1 colher (de chá) de sal
Deixe as lentilhas de molho em água fria por cerca de duas horas. Escorra-as e reserve-as. Em uma panela alta, aqueça o azeite. Coloque a cebola e o alho picados e deixe refogar até que a cebola amoleça. Junte as lentilhas e o louro, mexendo bem. Acrescente o arroz (não precisa lavá-lo) e misture tudo, refogando em fogo alto por uns cinco minutos. Despeje meio litro de água fria, coloque o sal, mexa bem e tampe a panela, até a água secar (verifique o fundo da panela). Se necessário, colocar mais um pouco de água e deixar em fogo brando até a lentilha amolecer por completo.
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Receitas de tartaletes doces e salgadas
Para a massa:
500 g de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher (de sopa) de açúcar refinado
1 colher (de chá) de fermento em pó
1 colher (de chá) de raspas de casca de limão
3 colheres (de sopa) de manteiga ou margarina
1/2 copo de óleo vegetal
Peneirar a farinha de trigo; adicionar o sal e o açúcar, misturando bem. Juntar os demais ingrediente e amassar até formar uma massa homogênea. Deixar descansar durante meia hora. Forrar o fundo e as laterais das forminhas de empada com pequenas porções da massa; furar com o garfo; levar ao forno para assar.
Para as tartaletes de chocolate:
5 g de gelatina em pó sem sabor
250 ml de água quente
60 g de chocolate em pó
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 colher (de sopa) de manteiga ou margarina
Numa panela, misturar o leite condensado, o creme de leite, a manteiga (ou margarina) e o chocolate. Levar ao fogo brando, mexendo com colher de pau até aparecer o fundo da panela. Retirar o creme do fogo e despejar dentro dele a gelatina dissolvida em água quente. Misturar bem. Rechear com esse creme as tartaletes e levá-las à geladeira até a hora de servir.
Para as tartaletes salgadas:
300 g de bacalhau em lascas dessalgado
1 prato raso de tomate, cebola e pimentão verde picados
1 colher (de sopa) de azeite de oliva extra-virgem
1 dente de alho amassado ou picado
2 colheres (de sopa) de molho de tomate pronto
1 colher (de chá) de páprica doce
1 pitada de sal
1 xícara (de chá) de azeitonas pretas ou verdes picadas
Afervente durante 20 minutos o bacalhau em lascas já dessalgado. Escorra e reserve. Numa panela, refogue os temperos com o azeite de oliva e o alho. Coloque o bacalhau e refogue-o até dourar. Acrescente o molho de tomate e a páprica doce. Mexa bem; junte um copo de água e deixe no fogo até o bacalhau cozinhar. Corrija o sal. Acrescente as azeitonas picadas e deixe no fogo até o caldo evaporar quase totalmente. Recheie as tarteletes. Se preferir, aqueça-as no micro-ondas antes de servir.
Obs. 1) o bacalhau pode ser substituído por uma pasta de frango, feita com peito de frango cozido e temperado, batido no liquidificador com maionese, milho verde e ervilha enlatada. 2) após rechear as tartaletes salgadas, enfeite-as com pedaços de azeitonas.
3) as tartaletes de chocolate podem ser enfeitadas com pedaços de frutas vermelhas (morango, cereja, etc.). 4) as tartaletes salgadas são ótimas como entradas, enquanto as doces são deliciosas no lanche ou na sobremesa.
Assinar:
Postagens (Atom)