Estamos, eu e a Marcela, nos especializando em jantarzinhos gostosos, fáceis e rápidos de fazer e, claro, para pouquíssimos convidados.
Marcela tomou gosto em fazer sopinhas, deliciosas e aconchegantes principalmente nas noites chuvosas do "inverno" carioca.
Outro dia, fiz o peixe do título, e ninguém reclamou. Tava uma delícia!
Vamos ao passo-a-passo.
Para o peixe:
Postas de dourado já limpas
1 colher (de chá) de suco de limão
alho picadinho
sal
cebola picadinha
azeite extra virgem
páprica doce à gosto
pimentão em tirinhas
tomate picadinho
1 colher (de chá) de geleia de pimenta
alguns raminhos de coentro
Para o molho de camarão:
250g de camarão
1 colher (de chá) de suco de limão
alho picadinho
sal
cebola picadinha
azeite extra virgem
páprica doce à gosto
pimentão em tirinhas
tomate picadinho
molho de tomate
1 pitada de açúcar
molho shoyo à gosto
Tempere as postas do peixe com o limão, o alho e o sal e reserve. Tempere também os camarões com limão, sal e alho e reserve. Numa frigideira de boca larga, coloque o azeite extra virgem e deixe aquecer. Junte em seguida cebola picada e mexa, até que a cebola amoleça um pouco. Acrescente as postas de peixe e vá virando de lado, até ficarem com a cor uniforme.
Enquanto isto, aqueça numa panela menor o azeite para refogar o camarão. Junte a cebola, o pimentão e o tomate e deixe amolecer. Coloque o camarão, mexendo até que mudem de cor. Coloque a páprica, deixe mais um pouco no fogo e junte água que cubra os camarões, mexendo bem.
Polvilhe um pouco de páprica sobre as postas do peixe, vire novamente de lado, acrescente o pimentão e o tomate. No caldo que se forma, coloque a geleia de pimenta, dissolvendo-a. Coloque uns raminhos de coentro num cantinho do caldo, para dar gosto. Tampe a frigideira até que o caldo diminua.
Quando o camarão abrir a fervura, coloque o molho de tomate de sua preferência, mexendo bem. Junte uma pitada de açúcar e um pouco de shoyo. Deixei no fogo até que os camarões cozinhem.
Quando o caldo do peixe tiver diminuído, verifique o cozimento. Desligue o fogo, retire as postas de peixe com cuidado, colocando-as num refratário. Cubra com o molho de camarão. Servir com arroz branco bem soltinho e salada verde.
domingo, 22 de maio de 2016
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário