½ kg de polvilho (azedo ou doce, como preferir)
sal a gosto
1 colher (de chá) de açúcar
1 copo de leite
¾ de copo de óleo vegetal (milho ou girassol)
4 ovos grandes ou 5 pequenos
1 prato de queijo minas ralado
2 colheres (de sopa) de queijo parmesão ralado, para “temperar”
Em uma tigela, misture muito bem o polvilho, os queijos ralados, o açúcar e o sal. Faça um buraco no meio e despeje aí o leite e o óleo bem quentes, fervidos juntos. Misture tudo, e vá quebrando os ovos dentro da massa, amassando-a até adquirir uma consistência homogênea. Deixe descansar e esfriar. Unte a palma das mãos com um pouco de óleo e vá modelando os pães de queijo. Coloque-os em um tabuleiro raso (melhor mesmo uma forma de pizza), mantendo distância entre eles. Leve a assar em forno alto por uns 25 a 30 minutos. (Não abra o forno antes do tempo, para os pães não murcharem.)
* A receita original de pão de queijo leva banha de porco. O óleo vegetal torna os pães de queijo mais light, fugindo, porém, à tradição.
Obs.: o sabor e a consistência dos pães de queijo dependem dos tipos de polvilho e de queijo empregados. Tem gente que utiliza apenas o queijo parmesão, mas, se preferir uma massa mais macia e saborosa, o queijo minas é imprescindível. O resultado é um pãozinho crocante por fora e cremoso por dentro. Para acompanhar, um café bem fresquinho, passado na hora!
Nenhum comentário:
Postar um comentário