Segue transcrita a receita do pão de mel maravilhoso (hummmmm!) que minha mãe fazia, copiada numa folha de agenda há tanto tempo atrás! Ela não colocou como fazer a cobertura, talvez por óbvio. De qualquer forma, basta derreter o chocolate mencionado na receita no micro-ondas (3 minutos), ou em banho-maria, e "temperar" (ou seja, transferir para outra tigela e mexer até que esfrie. Depois, é só banhar os pãezinhos na cobertura, colocá-los em papel manteiga e deixar secar em temperatura ambiente.
500 g de açúcar mascavo
2 xícaras (de chá) de água
4 ovos
4 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (de café) de canela em pó
1 colher (de café) de cravo em pó (ou triturado)
2 colheres (de sopa) de chocolate em pó
1 colher (de sopa) de bicarbonato de sódio
1 xícara (de chá) de leite
1 xícara (de chá) de mel
Para a cobertura, 1 kg de chocolate para cobertura
Numa panela, ferva o açúcar mascavo com a água durante 20 minutos até as pedrinhas do açúcar se dissolverem e a calda ficar encorpada. Deixe esfriar.
Bater as claras em neve e reservar. Misture na calda a farinha e as especiarias. Acrescente o chocolate, o bicarbonato dissolvido no leite e as gemas. Por último, acrescente as claras batidas e o mel. Misture delicadamente.
Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo forminhas próprias para pão de mel. Coloque nas forminhas 2 colheres de sopa da massa em cada uma.
Leve para assar em forno médio preaquecido por 20 minutos.