segunda-feira, 3 de julho de 2023

Fritada de camarão


250g de camarões limpos, de preferência já pré-cozidos

suco de ½ limão

1 colher (sopa) de vinagre

1 colher (chá) de ervas secas

1 dente de alho picado

azeite de oliva

½ cebola e ½ pimentão verde picados

2 ovos

1 colher (sopa) de farinha de trigo

sal a gosto

½ colher (sopa) de margarina

Tempere os camarões já limpos com o suco de limão, o vinagre, o alho picado, as ervas secas e sal a gosto. Leve uma panela pequena ou frigideira ao fogo com um pouco de azeite de oliva e deixe esquentar. Coloque os camarões e deixe no fogo até fritarem, virando-os sempre de um lado para outro. Acrescente cebola e pimentão picados, misturando bem. Deixe no fogo até o caldo que se forma secar. Reserve.


Na batedeira, bata 2 claras em neve firme. Junte as gemas e bata até misturar tudo. Se preferir, misture as gemas com uma espátula ou colher de pau. Acrescente a farinha de trigo e sal a gosto, misturando bem. 


Coloque a margarina em uma frigideira e leve ao fogo até que derreta, espalhando por todo o fundo. Despeje cerca de 2/3 da massa na frigideira. Em seguida, espalhe os camarões sobre a massa. Cubra tudo com o restante da massa e deixe no fogo brando até cozinhar no fundo. 


Vire para cozinhar do outro lado (se precisar, usar um prato para auxiliar).

Obs.: esta receita serve 2 pessoas. Se for fazer para mais pessoas, repetir a receita em fritadas separadas, em vez de dobrar a receita e tentar fazer tudo de uma vez, pois fica difícil para virar a fritada na frigideira. 





domingo, 2 de julho de 2023

Arroz com quiabo

 

½ kg de quiabo

1 dente de alho picado ou amassado

azeite de oliva

½ tomate cortado em cubos

½ cebola picadinha

½ pimentão verde picadinho

1 colher (chá) de ervas secas

½ xícara (chá) de molho de tomate pronto

1 colher (café) de páprica defumada

1 xícara (chá) de arroz branco tipo 1

3 xícaras (chá) de água fervente

sal a gosto

Lave os quiabos bem lavados e corte em rodelas não muito finas. Numa panela, coloque um pouco de azeite de oliva e leve ao fogo médio. Quando esquentar, coloque os quiabos e refogue por uns 3 minutos. Adicione a cebola, o pimentão, o tomate e o alho. Misture tudo e continue refogando até a cebola amolecer um pouco. Junte o arroz, misture bem e refogue por cerca de 4 a 5 minutos. Coloque o molho de tomate, misturando bem. Em seguida, coloque a água, as ervas secas, a páprica e o sal. Mexa bem e tampe a panela. Deixe no fogo até a água secar. Se precisar, acrescentar mais um pouco de água até que o arroz esteja cozido, tomando cuidado para o quiabo não amolecer muito.