Ingredientes:
1 kg de camarões graúdos sem cabeça e sem cauda
1 kg de mandioca cozida em água e sal com rodelas de cebola e 01 folha de louro
1 prato de cebola, pimentão e tomate (sem peles e sem sementes) picados
1 colher (sopa) de suco de limão
sal a gosto
1 dente de alho amassado
1 colher (sopa) de molho de pimenta de sua preferência
1 colher (café) de páprica doce
1 vidro de 500 ml de leite de coco
cheiro verde picado
½ lata de molho de tomate pronto ou 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
2 colheres (sopa) de azeite de dendê
azeite de oliva a gosto
1 ½ copo de água
1 colher (café) de açúcar
1 colher (sopa) de molho shoyu
Modo de fazer:
1) Tempere os camarões já limpos com o suco de limão, o sal, o alho amassado, a páprica e o molho de pimenta. Deixe marinar por uns 10 minutos. Numa panela alta, aqueça o azeite de oliva, junte a cebola, o pimentão e o tomate picados e deixe refogar, mexendo com uma colher de pau até que o tomate amoleça. Coloque os camarões (desprezar o caldo do tempero) e refogue-os durante uns 5 minutos. Em seguida, acrescente o molho de tomate, misturando bem. Junte o cheiro verde picado, o molho shoyu, o açúcar e a água, mexa e deixe cozinhando por 15 minutos, em fogo brando, com a panela tampada.
2) No liquidificador, bata o leite de coco e a mandioca já cozida (retirar a folha de louro). Despeje essa mistura na panela dos camarões, mexendo até ficar uniforme. Corrija o sal. Acrescente o azeite de dendê, misturando tudo muito bem durante alguns minutos. Servir com arroz branco.
Nota: lembrando que o bobó de camarão é um dos deliciosos pratos da culinária baiana, essa cozinha que, ao contrário do que muita gente imagina, é extremamente leve, toda feita à base de frutos do mar. O azeite de dendê? É muito digestivo, apesar de sua aparência que pode assustar os desprevenidos. Não fosse assim, e o povo baiano viveria tendo indigestão...
Nenhum comentário:
Postar um comentário