quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Purê de batatas light

Este purê é para quem tem tendência a ter problemas com o colesterol. A receita não leva ovos nem leite, nem manteiga, e o resultado é muito saboroso, com a vantagem de não ficar com cara de "receita de dieta".

Ingredientes:

.batatas o quanto baste cozidas em água e sal (pouco)
.1 colher (de sopa) de olho vegetal ou azeite de oliva
.1 dente de alho picadinho ou amassado
.1 prato raso com ½ cebola picada, 1 tomate sem pele e sem semente picado e 1 pimentão picado
.molho de tomate de sua preferência
.½ colher (de sopa) de páprica doce em pó
.½ copo de água filtrada
.1 colher (de chá) de sal
.1 lata de ervilhas
.cheiro verde a gosto ou 1 colher (de sopa) de orégano

Como fazer:

Coloque as batatas para cozinhar em água e sal, já descascadas ou não, como preferir. Depois de cozidas as batatas, deixe-as na água do cozimento enquanto prepara o molho, refogando numa panela o óleo vegetal (ou azeite) e o dente de alho picadinho (ou amassado). Acrescente o prato de cebola, tomate e pimentão picados. Deixe refogar até o tomate amolecer. Coloque o molho de tomate de sua preferência. Mexa bem e adicione a páprica doce. Junte ½ copo de água filtrada, o sal e as ervilhas escorridas. Mexa bem, tampe a panela e deixe no fogo por uns 3 minutos. Acrescente o cheiro verde picado ou o orégano, como preferir. Deixe em fogo brando por mais uns 3 minutos. Escorra as batatas cozidas e descascadas. Amasse-as bem, forrando com a massa o fundo de um pirex. Jogue o molho por cima. Sirva a seguir.

Obs.: esta receita é bem light, própria para quem tem problemas com o colesterol, mas também pode ser incrementada com molho à bolonhesa coberto com queijo ralado.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Charlotte de chocolate e morango

1 kg de biscoitos tipo champagne
3 colheres (de sopa) de margarina ou manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 lata de leite condensado
a mesma medida de leite
1 lata de creme de leite
1 gema*
suco de ½ limão
1 colher (de chá) de essência de baunilha
2 colheres (de sopa) cheias de maizena
3 colheres (de sopa) rasas de achocolatado em pó
1 xícara (de chá) de morangos picados em pedacinhos bem pequenos
1 barra de chocolate meio amargo picada em pedacinhos bem pequenos

Triture bem (no liquidificador ou processador) a metade do biscoito e, numa tigela, misture com a manteiga ou margarina até formar uma massa homogênea. Forre o fundo de um pirex com essa massa e reserve. Em uma panela, coloque o leite condensado, o leite, a gema peneirada, o suco do limão, a essência de baunilha e metade do creme de leite. Misture tudo muito bem. Dissolva a maizena em ¾ de xícara (de chá) de água e acrescente à mistura, mexendo bem. Leve ao fogo brando, mexendo com colher de pau, até que se desprenda do fundo da panela. Despeje o creme sobre a massa de biscoitos no pirex. Reserve. Misture o creme de leite restante com o achocolatado em pó. Reserve. Corte ao meio os biscoitos champagne restantes e vá dispondo-os lado a lado sobre o creme, deixando um pouco de espaço (+ ou – 0,5 cm) entre eles. Com a ajuda de uma colher, jogue sobre os biscoitos o creme de leite misturado com o achocolatado em pó. Preencha os espaços entre os biscoitos com os pedacinhos de morango.** Salpique a Charlotte com os pedaços de chocolate meio amargo e leve à geladeira por 2 horas antes de servir.

* Se quiser uma receita com menos colesterol, elimine a gema de ovo.
** Se preferir, faça um purê de frutas vermelhas, levando o morango picado ao fogo, juntamente com goiaba picada, ¾ de xícara (de chá) de água, 1 colher (de sopa) de açúcar e 1 dente de cravo. Deixe ferver, mexendo com colher de pau, retire o cravo e bata no liquidificador. Pode-se preencher os espaços entre os biscoitos da Charlotte com o purê de frutas utilizando um saco de confeitar.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Mais dicas úteis

1) O cheiro verde (salsinha com cebolinha) deve ser acrescentado ao prato apenas nos minutos finais de cozimento.
2) Quem adora omelete mas não pode comer a gema do ovo, a dica é acrescentar ¼ de colher (de chá) de curry indiano em pó às claras em neve e misturar bem. Pode-se colocar também cheiro verde picado, junto com o curry.
3) Quando for cozinhar, é bom não esquecer de passar um filtro solar, creme ou mesmo hidratante no rosto. Isto evita o envelhecimento acelerado pelo calor do fogão.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Brigadeiro de colher

O brigadeiro de colher endureceu? ficou muito doce? Para um "brigadeiro de colher" que possa ser realmente chamado assim, a dica é simples e o resultado? MARAVILHOSO! Basta incluir na receita uma caixinha de creme de leite (200 g), levando tudo ao fogo brando até despender um pouco do fundo da panela.

1 lata de leite condensado (300g)
1 caixa de creme de leite (200g)
4 colheres (sopa) cheias de chocolate ou achocolatado em pó (120g)
2 colheres (sopa) cheias de manteiga ou margarina (60g)

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Dicas para o preparo de peixes

Para evitar temperar o peixe com mais limão que o necessário, basta seguir uma regrinha básica: usar somente 1 colherinha (de chá) de suco de limão, distribuindo bem por todo o peixe (ou postas). Mas se perceber que colocou limão demais, faça o seguinte: descanse o peixe no tempero durante alguns minutos. Antes de levá-lo à panela, lave-o em um pouco de água filtrada para retirar o excesso de limão. Durante o cozimento, corrija o sal. Se, porém, o problema for no sal em excesso, tudo bem, nada que não possa ser resolvido com 1 garrafinha de leite de coco e algumas rodelas de pimentão vermelho.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Pasta de atum para sanduíches

1 lata de atum sólido
½ xícara de óleo vegetal
1 colher (de chá) de suco de limão
1 pitada de sal
1 ovo
2 colheres (de sopa) de azeitonas picadas (verdes ou pretas, como preferir)
2 colheres (de sopa) de passas
1 prato raso de cenoura ralada
folhas de alface
fatias de pão de forma sem casca


Coloque no liquidificar o óleo, o suco de limão e o sal. Quebre dentro o ovo e bata até obter um creme. Acrescente o atum (desprezando o óleo da conserva) e as azeitonas picadas. Bata até ficar homogêneo. Coloque as passas, batendo ligeiramente (elas não devem se misturar totalmente ao creme). Despeje em um prato fundo ou tigela pequena e misture ao creme a cenoura ralada. Recheie as fatias de pão de forma com este creme e 1 folha de alface. Se quiser, acrescente 1 rodela de tomate.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Segredos de Minas - o angu mineiro

Minas Gerais sem dúvida tem lá seus segredos, muito bem guardados em suas famosas cidades históricas, e também na capital, Belo Horizonte, que, antes de ser fundada em 1897 como uma moderna cidade planejada, era o "Curral del Rei", antigo arraial localizado ao pé da Serra do Curral. A culinária mineira tem igualmente seus segredos, que a fazem muito saborosa. E em casa de mineiro, já se sabe, não pode faltar o angu de fubá, ideal para acompanhar pratos como o frango com quiabo, a costelinha de porco, a linguiça com torresmos, a "vaca atolada" (caldo de mandioca com costela de boi) e tantas outras delícias.
O angu, prato muito simples, singelo mesmo, já que leva tão-somente água e fubá, tem no entanto um segredinho na maneira (mineira) de fazer que, se não for seguida à risca, não gera um angu decente. É realmente muito fácil, exigindo apenas um pouco de paciência. Então, mãos à obra!

ANGU MINEIRO

Coloque ½ litro de água numa panela de boca larga e leve ao fogo para ferver. Dissolva 1 xícara de fubá em 1 copo de água filtrada. Quando a água estiver fervendo, despeje o fubá dissolvido dentro da panela e vá mexendo com colher de pau. Mexa o angu até aparecer o fundo da panela (mais ou menos uns 10 a 12 minutos). Despeje em uma travessa e deixe esfriar.