domingo, 12 de julho de 2020

Vai um frango xadrez?

1 kg de peito de frango cortado em cubos
1 colher (de sobremesa) de páprica doce
Cebola ralada a gosto
Ervas secas a gosto 
Sal a gosto
1 colher (sopa) de vinagre ou suco de limão 
Azeite de oliva
1 pimentão vermelho 
1 pimentão verde 
1 pimentão amarelo
1 cebola 
1 cenoura 
1 brócolis americano 
1/2 xícara (chá) de molho shoyu 
1 colher (sopa) de maisena (amido de milho)
Amendoim torrado a gosto (opcional)

Tempere o frango cortado em cubos com vinagre ou suco de limão, sal, páprica doce, ervas secas que preferir e cebola ralada. Deixe descansar pelo menos meia hora. Enquanto isso, corte os pimentões em cubos (na verdade, quadrados hehe). Corte a cebola em “cubos” também. Reserve. Descasque e corte a cenoura em tiras. Corte o brócolis, retirando o caule. 
Numa frigideira larga, coloque azeite o quanto baste, aqueça e coloque o frango temperado. Deixe refogar bem. Junte 1 xícara (chá) de água e deixe cozinhar com a frigideira tampada até a água secar. Cozinhe a cenoura em tiras em água e sal, sem deixar amolecer. Também o brócolis. Em outra frigideira, refogue a cebola cortada com um pouco de azeite. Coloque os pimentões, alho picado e mexa bem. Cubra a frigideira e deixe no fogo por uns cinco minutos. Numa panela maior, junte tudo - o frango, os pimentões com a cebola, a cenoura e o brócolis. Misture com cuidado e leve ao fogo. 
Dissolva a maisena em uma xícara (chá) de água, junte o molho shoyu, misture bem e coloque na panela. Abaixe o fogo e deixe por uns minutinhos, com a panela tampada, até o caldo engrossar. Coloque numa travessa e jogue amendoim torrado em cima. Se preferir, servir o amendoim à parte. 
Acompanha arroz branco.
Serve 6 porções.

Nenhum comentário: