sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Feijão tropeiro legítimo

Ingredientes:

½ kg de feijão mulatinho cozido
½ kg de lingüiça de boi
½ kg de lingüiça calabresa
300 g de bacon picado em cubinhos
1 cebola picada
1 colher (de sopa) de cheiro verde picado
3 dentes de alho amassados em 1 colher (de sopa) de sal
1 colher (de sopa) de manteiga ou margarina
½ kg de farinha de mandioca torrada
5 ovos cozidos
1 molho de couve picada bem fininha e refogada

Cozinhe o feijão na pressão somente em água e reserve. Frite a lingüiça de boi e a calabresa cortadas em rodelas e reserve.
Frite o bacon cortado em cubinhos na própria gordura; acrescente a cebola picada, os dentes de alho amassados com o sal e por último a margarina; espere a cebola ficar dourada; junte o cheiro verde picado e mexa.
Vá colocando o feijão cozido com um pouco do caldo; deixe ferver e verifique o sal; se quiser, adicione uma pitada de pimenta do reino. Abaixe o fogo. Junte as lingüiças fritas em rodelas e a farinha, mexendo até ficar uniforme.
Coloque numa travessa; decore com os ovos cozidos cortados ao meio no sentido do comprimento e algumas rodelas de lingüiça; em volta, coloque a couve refogada.
Servir com arroz branco beeeemmm s o l t i n h o!

Nota: O “feijão tropeiro” era muito utilizado no Brasil-colônia pelas tropas de vaqueiros que ficavam dias conduzindo o gado pelo interior do Brasil; por isso, os ingredientes básicos eram sempre coisas que pudessem ser conservadas durante a viagem (bacon, lingüiça). A receita também foi utilizada por garimpeiros de Minas Gerais, na época da mineração do ouro. Hoje, essa delícia é considerada um prato típico da culinária brasileira. Essa receita tem um segredinho - o uso da manteiga ou margarina, que faz o prato ficar mais saboroso -, além de ser fácil e econômica, sem nenhuma complicação!

Serve 5 porções. Se quiser mais, é só aumentar a receita, ora!

Obs.: a receita não leva pimenta. Mas, quem gosta, pode servir à parte.

Nenhum comentário: