quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

O porquê deste blog


Quando a Marcela estava na 4a. série, ela me deu, no dia das mães, um vasinho com uma flor de pano sorridente e um "Caderno de Receitas", com dedicatória e algumas receitinhas copiadas. Ao lê-las, emocionei-me, ao encontrar ali registrada a receita do Bolo 1,2,3, 4. Este bolo havia marcado a minha infância. Era a receita de bolo preferida da minha mãe, por ser simples de fazer e ficar bem saboroso. Depois, a Marcela contou que tinha sido mesmo sua avó que lhe ditara a receita.

Guardo o caderno até hoje, no armário da cozinha, e, embora não tenha muito tempo para me dedicar às "artes culinárias", costumo utilizá-lo para registrar alguma receita gostosa que aprendo com alguém, ou sozinha, nas minhas aventuras ao pé do fogão. Deste modo, o meu "Caderno de Receitas", mais que uma lembrança de um distante dia das mães, acabou se tornando uma coisa viva, sempre presente. Além de ser um guia útil e prático para mim. Nele, também estão anotadas receitas de pratos que aprendi com as duas avós da Marcela, e assim o caderninho acaba servindo ainda para atar duas pontas - não as da "velhice" e da "adolescência", como quis o escritor, mas, quem sabe, as de "filha" e de "mãe".

Resolvi, então, seguindo uma vontade já antiga, aproveitar o recurso da internet para partilhar esse mimo doméstico com mais gente. São receitas simples, fáceis de fazer, em sua maioria bem baratas e, o que é mais importante, agradam às pessoas para quem as fazemos - afinal, àqueles a quem amamos.

Nenhum comentário: